O Facebook não é mais um espaço para você fazer publicações gratuitas na Fan Page e conseguir um alcance primoroso com poucos cliques. NÃO. E é bem verdade que alguns perfis populares conseguem isso com muito mais facilidade!
Além de publicar, também é preciso mensurar os dados. Não adiantar gastar, gastar, gastar, sem saber se isso está dando algum retorno. Se é preciso modificar a especificação do público alvo.
Tenha em mente que será preciso analisar:
- Impressões
- Ações
- Cliques
- Fãs
- Custo
- Período
E com isso, calcular:
- CTR (taxa de cliques)
- CPM (custo por mil impressões)
- CPA (custo por ação)
- CPC (custo por clique)
- CPF (custo por fã)
Será que o seu investimento (em reais) está conseguindo um bom alcance? Conseguiu um bom número de cliques?
O Gerenciador de anúncios do Facebook apresenta todas estas informações. Inclui também a “Pontuação de relevância” (de 1 a 10) baseado no público alvo da campanha que você já selecionou.
Pretendo pesquisar mais sobre o tema e compartilhar aqui no Blog. Afinal o Facebook não é uma plataforma gratuita para publicar conteúdo. Precisamos planejar e mensurar!
Aqui no Facebook tem um guia para medir os resultados dos anúncios. 😉
Tem sugestões?
Ana, muito boa iniciativa. É ótima a discussão sobre o facebook como ferramenta paga de compartilhamento. A educação dos clientes e do mercado nesse sentido tem dado trabalho e muita gente ainda pensa no FB como uma linha de divulgação grátis, ou de baixo custo. Mas como mídia paga o próprio facebook ainda é jovem e vem se desenvolvendo a cada dia, agora temos um gerenciador de negócios (https://business.facebook.com) que ajuda a gerenciar diversas páginas e suas campanhas. É um grande passo da rede em direção ao profissionalismo. Só ainda não sei como fazer com nota fiscal disso.
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Eu gostei desse gerenciador e dos indicadores apresentados, Júlio. Agora é educar o cliente e aprender também!
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