Qual o impacto do monitoramento de redes sociais na gestão pública?

A análise de dados pode ser usada para obter um feedback das ações e/ou para obter subsídios que vão corroborar com ações para além do mundo on-line. Os órgãos públicos têm à sua disposição, todos os dias, milhares de opiniões e dúvidas dos cidadãos. São mais participações do que aquelas contabilizadas pelas suas respectivas Ouvidorias.

Agora, o que fazem por estes cidadãos? Eles são ouvidos? São respondidos?

O Monitoramento de Redes Sociais (mineração, listening, etc) se constitui como uma ferramenta de grande importância nas instituições públicas desde que saibam utilizar. Não serve apenas para fazer relatórios e apresentações de prestações de conta. Vai além!

É possível quantificar e qualificar quem fala e o que fala. Com isso, separar as devidas opiniões. Exemplo: quais as principais solicitações dos cidadãos, quais as principais reclamações de oposicionistas da atual gestão, quais as principais menções negativas sobre determinado assunto e etc.

É o detalhamento daquilo que aprendemos nas Teorias da Comunicação. Quem disse o que e o como. Temos a análise do quanto aquilo é favorável (ou não) dentro de um contexto. Com base nisso, contribuir com sugestões para a tomada de decisões técnicas e políticas também. Pode-se dizer que é uma forma aprimorada da participação social e do retorno de suas solicitações.

O Monitoramento de Redes Sociais não é apenas um gráfico de pizza com positivo, negativo e neutro. Ele é um estudo do comportamento humano dentro de um contexto social!

Vamos estudar?!

Conheça a Escola de Redes Sociais. Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito ou Boleto. Vamos estudar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s