O que é Affordance?

Affordance – é algo que você vê e já sabe como usar. Exemplo: o símbolo de telefone na interface do seu celular que já é entendido que serve para se fazer ligações; o símbolo de “casinha” no Aplicativo do Instagram e do Twitter que já entendido para aquele clique de quando o usuário quer retornar para a “home”.

O termo affordance não é apenas abrangente e complexo em termos de conceituação, mas também de tradução. Poderíamos traduzir “to Afford”, do inglês, como prover, proporcionar, oferecer, sustentar. Originalmente desenvolvido pelo psicólogo James Gibson, esse conceito tem cunho ecológico, na medida em que aborda ecologicamente a percepção visual e, portanto, refere-se ao que um ambiente pode oferecer a um animal (humanos incluídos nessa categoria, obviamente).

Temos affordances no meio ambiente off-line e on-line. Exemplo: quantas vezes o cidadão não sou abrir a porta porque ela não tinha o sistema padrão de abertura.

A teoria que usa o termo affordance (ligada à tecnologia) foi divulgada primeiro no livro Design of everyday things (1988), de Donald Norman.  Hoje, sua análise pode ser compreendida como um estudo para a função das coisas e se isso é fácil para o usuário aprender a utilizar.

Outros exemplos:

Bons estudos!

Conheça a Escola de Redes Sociais. Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito ou Boleto. Vamos estudar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s