O que é interatividade?

A interatividade já existia bem antes desses sites e aplicativos de redes sociais. Saiba que Machado de Assis já incluía em suas obras uma proposta de interatividade do narrador da história com o leitor. É o chamado Discurso Metalinguístico: 

A interatividade é dividida em:

  • Reativa

  • Mútua

A interatividade reativa é aquela dos portais do final dos anos 90 e início dos anos 2000. Nessa época, as páginas era estáticas. O usuário não tinha como contribuir com o conteúdo.

Quem lembra das páginas tipo HPG (home page grátis)? Os portais de notícias também não tinham notícias ou posts vindos dos leitores. Era pautado apenas pela chefia da editoria.

Manual dos Curiosos

A interatividade mútua também pode ser chamada de conteúdo colaborativo. Disso temos muitos exemplos nos últimos dez anos.

Hoje temos veículos tradicionais de Comunicação pautados pelas redes sociais. O principal tema do dia vira matéria, os influenciadores de destaque se tornam celebridades, etc.

O público que vê algo irregular no trânsito pode filmar e ao meio-dia o vídeo já está no principal jornal de TV local. Isso mudou a forma como se fazia o Jornalismo e se tornou vital para a manutenção/conquista da audiência.

Que este post possa contribuir com sua pesquisa. Em breve vamos divulgar mais dicas! Bons estudos!

Conheça a Escola de Redes Sociais. Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. Vamos estudar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s