Arquitetura da Informação – Como criar um Aplicativo?

É essencial que o Arquiteto da Informação (AI) participe de todas as etapas para criação do Aplicativo. Isso pode parecer normal e desnecessário citar (para quem não é deste mercado), mas a falta desse profissional é uma falha em muitos projetos. Quem vai descobrir o problema no final? O usuário e em seguida o proprietário da iniciativa, pois vai ver que o objetivo do seu projeto não foi alcançado.

Separamos as etapas para breve descrição da importância do trabalho do Arquiteto da Informação me cada uma delas:

Briefing 

O AI vai saber obter do cliente as informações necessárias para a boa desenvoltura do projeto. Afinal é importante saber o objetivo, para que o aplicativo serve e quem teria interesse em usar a plataforma.

Planejamento e avaliação do mercado

Nesta fase você tem rascunhos e organização das informações sobre o que os aplicativos concorrentes já oferecem. A interface é avaliada cuidadosamente, pois além da inspiração, o arquiteto da informação também aposta naquilo que já sabe que o público é bem habituado a usar.

Criação do protótipo

No mercado, há diversos softwares para que o AI coloque em prática seus rascunhos. Em seguida serão desenvolvidas todas as telas do Aplicativo pensando no usuário final, todos os cliques, seus costumes e formas de facilitar seu uso. Aqui tem uma lista de ferramentas para prototipagem.

Fase de testes

O trabalho do AI não termina ao criar o protótipo de aplicativo. Ele vai acompanhar e testar o softwares nas diversas plataformas (onde ele será acessado). Em seguida vai fazer um report para ver se ele atende às normas e parâmetros já definidos pelo mercado.

Gostaram? Em breve vou publicar mais dicas com suas devidas especificações.

Conheça a Escola de Redes Sociais. Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. Vamos estudar?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s