O que é o Jornalismo transmidiático?

O Jornalismo sempre tão subversivo ainda se assusta com as novas tecnologias. Você sabia? As redes sociais pautam as mídias tradicionais. Especificamente, as pessoas comuns pautam a mídia tradicional. Pessoas comum que ganharam seguidores nas redes e com isso têm influência.

Pollyana Ferrari tem um capítulo só sobre isso no seu livro “Jornalismo Digital”. Agora, vou compartilhar alguns trechos aqui para ressaltar essa reflexão:

“Jornalismo digital pressupõe curiosidade, senso aguçado de ética, mestiçagem, humor, um escutar, mais do que falar, um compartilhar visceral, orgânico. Esqueça as fórmulas funcionalistas, as pesquisas sobre target, público alvo, lead, perfil social dos leitores, marketing, comunicação interna…”

“Não adianta ter um portal funcionalista e daí criar um perfil da editoria no Facebook, ou achar que domina o mundo das redes sociais porque publica automaticamente todos os links da home page no Twitter. Isso é dar um tiro no pé”.

Este último parágrafo parece que é de uma realidade de 2009, mas até hoje ainda há profissionais da Comunicação que usam os canais do jornal para replicar o que tem no site. Não há adaptação para as outras redes.

Assim como um dia foi necessário aprender datilografia, softwares de diagramação para produção de um jornal, hoje é necessário aprender como funcionam as Redes Sociais. Cada uma tem uma dimensão recomendada para divulgar materiais (foto, vídeo, texto). É preciso estudar e aplicar!


Conheça a Escola que leva o nome do Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ). Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. Vamos estudar?

Dúvidas? Envie para escola@anaceliacosta.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s