Como preparar uma boa pauta?

Antes esse tema era restrito ao interesse apenas dos estudantes de Jornalismo. Como hoje, toda pessoa pode ter um canal de comunicação (Youtube, blog, Fan Page, etc), a busca por pautas se tornou algo comum.

Aqui vou descrever como fazer um planejamento e conseguir ter boas pautas para o seu segmento. Vou usar as orientações profissionais do Nilson Lage (que estão no livro “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística):

As pautas de notícias (notícia é a cobertura de fatos) incluem:

a) Eventos programados (inaugurações, etc) ou sazonais (início do ano letivo, vendas de fim de ano)

b) Eventos continuados (greves, festejos)

c) Desdobramentos (suítes, continuações de fatos)

d) Fatos constatados por observação direta (mudanças de costumes, ciclos de moda, etc)

Desde o tempo que só existia jornal impresso a busca pela pauta prioriza fatos geradores de interesse. Além dos temas novos é preciso associar o trabalho à linha editorial do canal de comunicação.

Farei mais publicações como esta (baseadas em teorias e de profissionais renomados da Comunicação). Espero que as dicas possam ajudar na sua pesquisa!


Conheça a Escola que leva o nome do Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ). Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. 

Vamos estudar? Dúvidas? Envie: escola@anaceliacosta.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s