A Teoria da Midiatização e as redes sociais

Essa teoria tem um princípio bem revelador:

“Não é possível separar a mídia das atividades cotidianas”

Os blogueiros, youtubers, instagramers, twiteiros (e outras definições) são produtores de conteúdo, mas também são consumidores de outros. A Teoria de Midiatização não esta os efeitos e sim o fenômeno.

Tentando destrinchar esse tema (tão complexo para estudantes que buscam Teorias da Comunicação), a Teoria da Midiatização reforça que um tema não se torna sucesso porque foi divulgada por um mídia tradicional (TV, rádio, jornal) ou contemporânea (Redes Sociais). A amplificação acontece porque o fato se torna algo comum na vida das pessoas.

Exemplo: quando o Neymar faz um gol e diante das câmeras faz uma dança e começa a divulgar música X. Depois dessa transmissão torcedores e outras pessoas começam a escutar a tal música porque ela faz alusão à alegria daquele momento. E assim…a música X entra para a vida das pessoas (que também lembram de alguém conhecido ou de um fato próximo). Assim ganha sucesso na mídia.

Pesquisa

O dinamarquês Stig Hjavard foi o principal pesquisador da Teoria da Midiatização. Ele resume assim: “um conjunto de fenômenos que podem ser vistos no cotidiano de qualquer lugar”.

Aqui vou compartilhar um trecho do livro Teoria da Comunicação, de Luís Mauro Sá Martino, que nos ajuda a complementar esta análise:

“O ponto central é a articulação de uma atividade humana com os meios de comunicação, o que pode ocorrer em vários momentos. A midiatização é um processo social que se revela em vários momentos, e o que dá unidade a todos esses fenômenos é a articulação central com um meio de comunicação.”

Sempre que possível vou compartilhar análises das Teorias da Comunicação. Esta é uma matéria muito importante para quem faz concurso! Gostaram?


Conheça a Escola que leva o nome do Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ). Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. 

Vamos estudar? Dúvidas? Envie: escola@anaceliacosta.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s