Em quanto tempo um assunto perde força na mídia?

Sabe que toda semana (às vezes todo dia) tem aquele escândalo que é o principal assunto das redes sociais e das mídias tradicionais (TV. jornais, rádios)? Como isso começa e quando termina? Tudo isso já foi tema de estudo em 1975 pelo pesquisador Stephen Chaffee.

O que acontece? Segundo as pesquisas, quando o assunto se torna de conhecimento de todos e não há nenhum fato novo depois, ele some tão rápido quando o seu surgimento. Vamos compartilhar a teoria:

“Quando um fato acontece, exceto para quem está presente, a principal maneira de saber o que aconteceu é pela mídia. Isso se nota em várias situações, da declaração de um político até o lançamento de um produto, passando por frases ditas em programas de televisão e filmes. No entanto, leva algum tempo para esse acontecimento real ser conhecido por todas as pessoas. Na hora em que isso acontece, parece que a sociedade inteira só fala a mesma coisa, usa as mesmas frases, cita as mesmas ideias. E, assim como apareceu, a ideia some de um momento para outro sem deixar vestígios”.

Chaffee organizou sua pesquisa e apresentou um gráfico com a representação da difusão de informações.  Na teoria da Comunicação ficou conhecida como “modelo de curva em S  de Chaffee”.

A curva de difusão se acelera, o tema atinge o máximo de divulgação e depois a difusão se desacelera.

Quando se faz a análise de mídia e um tema ganha muito buzz, já é de se esperar que ele o dia com o pico de menções, depois o processo começar a cair e deixa de ser Trend Topics. O tema poderá voltar a crescer, caso novos fatos apareçam. Isso vale para qualquer tema!

____________________________________________________________________________

Conheça a Escola que leva o nome do Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ). Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. Vamos estudar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s