Neuroarthistory e a memória de longa duração nas Redes Sociais

A Internet manipula nosso entendimento? Vamos chamar dois autores para uma conversa visando esclarecer essa dúvida. Richard Atkinson e Harry Shifflin – em 1968 – destacaram que, frente a uma mensagem, a memória humana se organiza em três estágios diferentes. O que não estava nesse estágios, eram esquecido.

Dados do ambiente => Registro dos sentidos (visual, auditivo, sensorial) => Memória de curta duração (entendimento, decodificação, tomada de decisões) => Memória de longa duração (estoque permanente de dados).

Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat (e outros) apresentam um mundo de informações que chegam sem você pedir e que mecanicamente as pessoas já estão condicionadas a receber. Esse comportamento de dar like (sem nem olhar o post) está nessa memória de curta duração. Afinal ela é a responsável pelas atitudes mais comuns do cotidiano.

Por isso que muitas marcas já reavaliam a mensuração do número de likes como indicador de engajamento. Muitos já valorizam mais o comentário, visto que houve um esforço por parte do usuário para demonstrar algo em relação ao assunto publicado.

As conversas online também entram nessa memória de curta duração. Alguns usuários não lembram de já terem interagido com outros ou também não lembram de ter feitos tweets preconceituosos.

Na memória de longa de duração estão temas mais ligados ao passado emocional. Segundo os teóricos,

“Lá ficam estocadas as mensagens que, passando pelos sentidos e pela memória de trabalho, foram julgadas úteis e necessárias. É o estoque de lembranças, memórias e ações passadas, onde ficam registradas as experiências prévias e o conhecimento adquirido ao longo da vida”. 

A análise psicológica veio para contribuir amplamente com as pesquisas na área de Comunicação. Alguns dados desse artigo são do livro “Teoria da Comunicação”, de Luís Mauro Sá Martino.

Gostaram?

__________________________________________________________________________

Conheça a Escola que leva o nome do Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ). Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. Vamos estudar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s