O desafio de se monitorar menções a um Banco

Recentemente tive a oportunidade de criar um estudo que incluiu o Plano de Monitoramento e análise de dados do Banco Original. Vou compartilhar uma parte apenas deste estudo.

Foram apenas 236 posts analisados no Twitter. O sentimento destas menções foi: 40% positivo, 34% negativo e 26% neutro.

captura-de-tela-2016-12-10-as-4-08-22-pm

As principais categorias de Assunto deste estudo foram:

  • Conta
  • Crédito
  • Depósito
  • Institucional
  • Publicidade
  • Relacionamento
  • Saque
  • Tarifas
  • Tecnologia

Desta forma, ficou assim a representação do sentimento em relação a cada categoria (tag):

captura-de-tela-2016-12-10-as-4-11-15-pm As peças de publicidade da campanha do Banco Original foram as principais pautas de comentários no Twitter.  As pessoas afirmavam que o comercial era bom, mas destacavam o carisma de Usain Bolt.

A Folha de São Paulo divulgou matéria sobre a condição de Usain Bolt na Jamaica, sua riqueza e contratos comerciais. Foi uma apresentação negativa sobre a personalidade usada para representar a marca.

Dos 236 posts analisados no Twitter, 41% foram negativos em relação à credibilidade do Banco e seu pertencimento ao Grupo JBS, 33% criticaram a própria campanha de publicidade, 14% crítica o processo de abertura de conta ou os requisitos para se ter uma, 6% reclamaram da demora no atendimento do Banco Original via Twitter e 4% do Aplicativo. 

O Monitoramento de Redes Sociais tem por objetivo contribuir com o Planejamento Estratégico das marcas. Deve ser dinâmico e efetivo para as mudanças constantes de ações. Marcas que dependem apenas da inspiração e feeling (para planejamentos) podem passar por crises que seriam facilmente evitadas.

____________________________________________________________________________

Conheça a Escola que leva o nome do Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ). Cursos online e presenciais.  Pagamento no Débito, Crédito até 18x ou Boleto. Vamos estudar?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s