É possível usar a Estatística na área de Social Media?

Sim. Todos os relatórios de prestação de contas (linguagem do administrativo) de BI, Performance ou Monitoramento de Redes Sociais (linguagem das agências) ou de Mídia (linguagem das assessorias de imprensa) precisam de parâmetros e qualificações.

A Estatística é muito importante para nortear boas análises. Exemplo: no Monitoramento de Redes Sociais há denominação de categorias (tags) e os números de ocorrências (posts). Na teoria da Estatística essas variáveis são:

A variável é qualitativa ou categorizada quando se distribui em categorias, ou seja, em classes diferentes. É expressa por meio de palavras.

A variável é quantitativa ou numérica quando resulta de um processo de contagem ou medição. É expressa por meio de números.

Após a análise, vem a organização dos dados por meio de gráficos e tabelas (que melhor apresentem o objetivo final do estudo). Então, no Monitoramento de Redes Sociais teremos tabelas e gráficos com as categorias analisadas no período e seus respectivos dados.

Para os profissionais da área de Estatística isso é algo básico. Entretanto, para profissionais da Comunicação é quase um “parto” o aprendizado e aplicação deste conceitos. É um novo mundo que só vem para facilitar o trabalho. Esta dica despertou a sua curiosidade? Vamos estudar!

Neste artigo foram usados conceitos do livro “Estatística básica”, de Sonia Vieira.

————————————————————————

Conheça o Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ) e adquira conhecimento sobre análise de dados de redes sociais. Pagamento no débito, crédito ou boleto. Dúvidas? Envie um comentário! 

Quer seguir as redes sociais do meu Livro? Olha aqui:

Facebook

Instagram

Site

Também temos cursos na área de Marketing Digital. Versão presencial e online. Envie mensagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s