Modelo ABX de Newcomb nas Redes Sociais

Você sabia que a sua convivência com outras pessoas influencia na forma como você se comunica? As gírias, a forma de falar, até mesmo a sua opinião.

Aqui vamos destacar o estudo feito por Theodor Newcomb, que foi realizado no início dos anos 1950. “Ele queria entender como dois indivíduos interagiam em relação a um terceiro elemento, e como as afirmações de um influenciavam as frases seguintes do outro”.

O modelo de comunicação de Newcomb prevê que, em uma situação de relação pessoal entre os indivíduos A e B a respeito de um fato, assunto ou ação X, haverá uma tendência de A e B a se orientarem mutuamente na direção de um consenso a respeito de X, isto é, progressivamente evitarão posições de confronto até encontrarem um denominador comum de suas opiniões a respeito de X. 

É uma teoria, que claro não prevê a diversidade de opiniões, pois considera que o produto final da troca de interações é chegar a uma opinião só. Pode-se perceber isso em grupos no WhatsApp. De acordo com Newcomb, as pessoas debateriam tal problema até chegar a um ponto comum.

E você concorda com isso? Eis que falamos sobre Teoria da Comunicação aqui.


Conheça o Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ) e adquira conhecimento sobre análise de dados de redes sociais. Pagamento no débito, crédito ou boleto. Dúvidas? Envie um comentário! 

Quer seguir as redes sociais do meu Livro? Olha aqui:

Facebook

Instagram

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s