Qual o lead ideal para posts da Internet?

O lead também pode ser chamado de parágrafo lógico. Vamos ver o que a teoria diz?

“A origem do lead não está relacionada à tradição literária (ao épico, lírico, trágico), mas ao uso oral, isto é, à maneira como, numa conversação, alguém relata algo a que assistiu. Sua natureza é pragmática, ou seja, relacionada às condições da comunicação e à intenção de torná-la eficaz”. 

Essa citação é de Nilson Lage, no livro “Teoria e técnica do texto jornalístico”.

Mesmo com as mudanças do jornalismo impresso para o jornalista na web, o lead foi mantido e é essencial para as publicações que têm por objetivo informar algo. Isso pode ter abrangência para os posts de Facebook e Twitter, por exemplo.

A Internet é o ambiente da objetividade. Um parágrafo bem estrutura com as mensagens principais vai “entregar” a informação e ainda poderá incentivar que o leitor continue pesquisando mais informações sobre o tema no site.

Exemplos de tipos de lead:

  • Clássico – ordena os elementos da proposição (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/ para que).
  • Resumo – utiliza-se eventualmente na cobertura (em geral, continuações/suítes) de eventos em que há várias informações de destaque.
  • Flash – frase inicia o texto. Utiliza-se como recurso para estabelecer uma relação retórica (geralmente uma antítese) entre eventos distintos.
  • Narrativo – aqui se alinham fatos sucessivos que conduzem ao clímax. É como um pequeno conto de poucas linhas.

Para não produzir o mesmo estilo de post sempre, vale testar esses tipos de leads de acordo com a ocasião.

Outra dica é a fórmula do parágrafo padrão:

Tópico frasal + Documentações 1 + Documentações 2

O tópico frasal é a primeira frase do parágrafo e as documentações são as outras informações mais detalhadas.

Você sabia disso? Agora teste isso nos seus posts! Quem sabe assim você possa descobrir qual o tipo de lead que consegue mais engajamento nas redes sociais =)

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