Como utilizar o Newspeg no planejamento de Marketing Digital

Você – que trabalha com produção de conteúdo para Redes Sociais – com certeza aplica o newspeg nos seus planejamentos em nem sabe. Segundo Nelson Tranquina:

Newspeg é qualquer acontecimento da atualidade que legitima a noticiabilidade de outro acontecimento, assunto ou problemática”

As formas de abordagens de utilização do newspeg são:

  • A existência de um acontecimento da atualidade, já transformado em notícia, pode servir de “gancho” para outro assunto ligado a ele.
  • O próprio tempo pode ser utilizado como “gancho”: um acontecimento é notícia hoje porque faz cinco, ou dez anos, que aconteceu.
  • As datas comemorativas (Dia da Árvore, Dia do Meio Ambiente, Dia da Criança) justificam que se fale em um assunto, tornando-o atual.

A continuidade desse tipo de conteúdo é discutida tanto em redações quanto em agências de publicidade digital. Mas a criatividade existe pra que?

Com um bom trabalho de pesquisa é possível resgatar um tema – como de datas comemorativas por exemplo – e transformar em algo novo e que desperte a curiosidade do público-alvo. Não é só produzir o card com uma imagem bacana informando a data.

Toda produção de conteúdo deve ser contar com o apoio da área de Inteligência da empresa. Análise de dados pode contribuir e muito com o enfoque a ser escolhido. O que foi dito nos últimos anos pela marca naquela data? O que deu certo? O que é dar certo (alcance ou engajamento)? Após responder essas perguntas, um conteúdo utilizando newspeg pode ser muito bem aproveitado. Bom trabalho e bom estudo!


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