A influência da comunicação interpessoal

Você acreditaria se eu dissesse que até outro dia os pesquisadores ignoravam a influência das outras pessoas em relação àquilo que acompanhamos na mídia? Pois é, este é mais um daqueles posts em que vamos conhecer outra Teoria da Comunicação. Muito prazer, esta é a teoria dos “Grupos primários: comunicação interpessoal e recepção”.

Os cientistas sociais norte-americanos, John e Kate Riley, partiram do princípio de que a recepção de um determinado programa de televisão é alterada de acordo com a interferência, direta ou indireta, das pessoas próximas ao receptor. Eles denominaram essas pessoas como “grupo primário”.

Quando se assiste televisão em grupo há uma espécie de referência mútua entre as pessoas que assistem, de um lado, e a relação com o conteúdo da mensagem recebida.

Eu ampliaria isso para tudo o que temos hoje: séries de TV, séries do Netflix, filmes, novelas, novos hits…  

Ah você não assiste Game of Thrones? Stars Wars? Se assiste, o que achou daquele personagem X que morre fazendo YXZ….

Ah aquela série está bombando, você não assistiu esse episódio? Não pode acompanhar a conversa do grupo.

Ah tem spoiler da série nova? Surgem muitas publicações nas redes sociais criticando o comportamento dos outros por comentar o que já assistiram.

Alguns assistem séries da moda só para conseguir uma “aceitação” no grupo e ter assunto. É um comportamento bem antigo, mas que sempre terá adeptos.

O grau de interferência dos grupos primários se manifesta na presença distante da expectativa de julgamentos a respeito da atividade de recepção, de um lado, mas também da própria atitude a respeito da possibilidade de assistir a este ou àquele programa.

Em resumo, em “Grupos Primários” eles constatam o poder do “pitaco” das pessoas sobre aquilo que você assiste, lê ou ouve. Algumas pessoas são mais fáceis de serem influenciadas. Outras, só reforçam seu conceito de não gostar de alguns programas, filmes, músicas, etc.

 

———————————————————————————————————————————

Conheça o Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ) e adquira conhecimento sobre análise de dados de redes sociais. Pagamento no débito, crédito ou boleto. Dúvidas? Envie um comentário! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s