Como fazer um Plano de Mídia?

Independente de algumas pessoas que separam Mídia On e Mídia Off, um plano de Mídia deve seguir os mesmos critérios:

  • Objetivo de mídia;
  • Estratégia de mídia;
  • Tática de mídia;
  • Cronograma de veiculação;
  • Programações;
  • Resultados simulados dos esquemas de veiculação.

O Plano de Mídia é um exercício de erros e acertos e justamente por isso são indicadas simulações. É importante ressaltar que antes dessa fase de produção há a fase de pesquisa, de organização dos dados sobre o público, sobre o produto/serviço, sobre o mercado, etc.

É necessário também estabelecer as metas e quais as métricas que serão associadas a elas. Em outro artigo vamos detalhar mais sobre CPC, CPI, CPA e todos os outros “c’s”. 😉

O livro “Propaganda: teoria, técnica e prática”, de Armando Sant’Anna, define:

“Os profissionais de direção de mídia estão, cada vez mais, participando do núcleo de inteligência estratégica da agência, junto aos profissionais de planejamento e de criação”.

Na fase dos resultados simulados também são destacados alguns indicadores:

  • Alcance dos consumidores;
  • Frequência média de exposição da mensagem;
  • Impactos no público-alvo;
  • Total de consumidores atingidos em números absolutos.

Antes dessa fase do Plano de Mídia é ideal conhecer cada “veículo” e  ter bons conhecimentos de Excel. Até o próximo artigo!

 

Conheça o Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ) e adquira conhecimento sobre análise de dados de redes sociais. Pagamento no débito, crédito ou boleto. Dúvidas? Envie um comentário! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s