Jornalismo Digital

Polliana Ferrari – no livro “Jornalismo Digital”, da Editora Contexto – faz uma excelente descrição de quem já trabalha na área de Comunicação no início dos anos 90 e participou da construção de algumas plataformas na WEB. Ela cita sua experiência com o Portal da Época com os serviços do IG e até com sua experiência de agência de notícias (em 1999) a Polipress.

Destaca o início de tudo nessa WEB. Em 1969 a internet foi concebida pela Advanced Research Projects Agency (Arapa). Era uma organização de defesa dos EUA. Criaram a Arpanet, rede nacional de computadores, “que servia para garantir comunicação emergencial caso os EUA fossem atacados por outro país – principalmente a União Soviética”.

O acesso à internet cresceu rapidamente depois de 1975 quando a Agência de Comunicações e Defesa ganhou a Arpanet. O foco era militar, mas também bastante usado nas universidades. Depois da Arpanet, foram criadas a Bitnet (Because It’s Time Network) e CISNET (Computer Science Network).

Em 1986 a National Science Foundation desenvolveu s NSFNET.  Conexão em rede em todo o país! Em 1989 Tim Berners-Lee apresentou a www (Wolrd Wide Web). O primeiro browser pré-Netscape foi o Mosaic. Ele foi criado por Marc Andreessen.

No Brasil, a autora cita que o primeiro site jornalístico foi do Jornal do Brasil (criado em maio de 1995). Depois veio o site do jornal O Globo. Destaca que “os barões da internet brasileira” vieram dos tradicionais veículos de comunicação. Diferente dos EUA onde os portais evoluíram dos sites de busca.

Interessante né? Até para quem cresceu vivendo essa fase na adolescência, mas não tem ideia de como tramitavam nos bastidores essa verdadeira revolução! Recomendo a leitura dessa obra!

Conheça o Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ) e adquira conhecimento sobre análise de dados de redes sociais. Pagamento no débito, crédito ou boleto. Dúvidas? Envie um comentário! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s