Será o fim dos e-commerces fora do Facebook?

A plataforma de negócios Facebook anunciou novas funcionalidades para aprimorar a atuação das empresas no canal. A ideia é fazer com que cada vez mais as pessoas não saiam do site para finalizar o processo de compra. Por um lado poderá facilitar a vida das empresas, mas também poderá tornar vulnerável se “apostar apenas as fichas” nesse canal.

12983277_10102776005419681_4094814370852783149_o

  • Messenger Codes –  agora já está disponível para baixar o código. As pessoas vão fazer a leitura do código usando o próprio aplicativo Messenger. Leitura

 

  • O Messenger do Facebook será bem aprimorado. Levado em conta que o Facebook está voltado principalmente para as ações empresariais, agora será possível desenvolver botões que guiem a conversa com o cliente para facilitar o processo de compra/venda.  Aí será possível desenvolver funções que façam a conversa do pré e pós venda fiquem na própria rede. Afinal, hoje você precisa acessar o site da empresa, depois de clicar no link dela no Facebook para poder colocar os produtos/serviços no “carrinho” e poder pagar. Será o fim do “carrinho” dos e-commerces?

 

  • A foto do perfil (em vídeo) continua sendo aprimorada. Vine, Instagram, MSQRD o Boomerang serão aplicativos qu vão permitir substituir a foto do perfil. Tudo isso sem sair do aplicativo.

Também será possível acessar todos os aplicativos do Facebook apenas com o número do celular e a senha. Hoje precisamos colocar ou o e-mail ou o usuário.

  • Instant Articles – será liberado para todos. Haverá parceria com o WordPress. A análise de dados será feita pelo Adobe Analytics, comScore, Nielsen.
  • Facebook Analytics for Apps – essa ferramenta vai analisar taxas de conversões e segmentação da audiência para anúncios, além de outros tipos de análise de performance.

Eu citei que essa concentração do relacionamento empresa-cliente no chat do Facebook poderia acabar com o “carrinho” tradicional dos e-commerces. Mas por outro lado o Facebook vai facilitar que os consumidores salvem “produtos, viagens, cursos” nos seus respectivos perfis. Eles poderão receber notificações sobre alterações no preço, por exemplo.

Muita novidade hein! E olhe que nem coloquei tudo aqui =)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s