Monitoramento e Ciência da Informação

O trabalho de monitoramento de redes sociais possui muita ligação com a análise de conteúdo da Ciência da Informação. Ao se pesquisar os métodos de realização, pode-se descobrir aquilo que se aplica à realidade dos projetos aos quais se pretende desenvolver.

Todo monitoramento deve ter a análise dos temas principais do objeto de pesquisa. Estes temas são organizados por meio de tags (previamente determinadas no planejamento estratégico e inseridas no software de monitoramento escolhido). As tags também podem ser chamadas de categorias.

Como estas tags podem ajudar? Tanto na análise quanti quanto qualitatitiva. Com embasamento estatístico será possível obter a informação de qual tema é mais citado e sua respectiva qualificação (negativa, positiva ou neutra).

Análise de conteúdo

Laurence Bardin – em seu livro “L’analyse de contenu” – apresenta uma sugestão para o processo de categorização de informações.

  1.  exclusão mútua: um elemento não pode existir em mais de uma classe;
  2. homogeneidade: uma única propriedade deve governar uma classe, ou seja, em uma categoria, somente uma propriedade pode servir como requisito para abrigar ou não determinado registro;
  3. pertinência: uma categoria para ser considerada pertinente necessita estar em sintonia com o material de análise e com a teoria que fundamenta a pesquisa;
  4.  objetividade e fidelidade: devem-se aplicar os mesmos critérios de análise para cada parte de cada material;
  5. produtividade: um processo de categorização é tido como produtivo quando fornece resultados férteis no que tange os índices de inferência.

Vale a pesquisa para continuar aprofundando os estudos dessa área. Com certeza será uma outra visão para aprimorar os estudos de monitoramento de redes sociais.

Com dados do artigo “Análise documental: concepções do universo acadêmico brasileiro em Ciência da Informação”, de José Augusto Chaves Guimarães e Rodrigo de Sales.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s