Meme #Diferentona e a Teoria da Agenda Setting

Nesta semana muitos perfis tradicionais divulgaram o meme #Diferentona nas suas redes sociais. Foram excelentes iniciativas que “quebraram” a formalidade e conseguiram aproximar o público da marca.

Ministério da Educação

Captura de Tela 2016-01-09 às 12.22.49 PM

Ministério do Turismo

Captura de Tela 2016-01-09 às 12.24.57 PM

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Captura de Tela 2016-01-09 às 12.26.26 PM

Aqui há algumas indicações de como teve início o primeiro meme de 2016. Mas além disso, também acredito ser importante analisar esse costume (a onda de memes) por uma Teoria da Comunicação chamada Agenda Setting.

Originalmente a Agenda Setting era analisada pela influência e o poder de decisão dos jornalistas para definir o que seria divulgado. Assim o público saberia apenas aquilo que importaria à grande mídia.

Hoje vejo que os canais de Redes Sociais (atuais grande mídias) é que definem isso. Exemplo: Facebook e Twitter. Eles possuem o poder de manipulação do conteúdo que é mostrado ao público e dão a impressão que todo mundo está falando a mesma coisa (sendo ela positiva ou negativa).

Pense nisso! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s