O encontro das Redes Sociais com a Estatística

Esse encontro não é uma previsão para o futuro. Há algum tempo percebi o quanto a união destas duas áreas podem proporcionar estudos maravilhosos. Mas antes disso, vou citar aqui um pouco de teoria de Estatística básica.

Qual área onde está compreendido o estudo da coleta, organização e interpretação de dados? A Estatística.

Quando vamos fazer a análise de um estudo de monitoramento, exportamos o arquivo do software usado e começamos a organizar todos aqueles dados classificados, certo? Antes você deveria associar isso a algo empírico e que começou nas agências de publicidade, verdade? Compartilho aqui alguns conceitos de Estatística básica sobre isso:

Apuração de dados

Essas informações – os dados brutos – são armazenadas em um arquivo, porém precisam ser organizadas e preparadas para a análise e divulgação. Essa fase do trabalho é a apuração. Os dados apurados são utilizados pela empresa para, por exemplo, estabelecer indicadores para o desempenho de vendedores, fazer a contabilidade, contratar ou dispensar funcionários.

Amostragem

População ou universo é o conjunto de unidades sobre o qual desejamos obter informação.

Amostra é todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada.

O monitoramento por amostra é bem comum, visto que a coleta de menções de marcas conhecidas geralmente extrapola a marca de duas mil menções diárias. Com isso (e sem uma grande equipe dedicada), fica difícil classificar tudo e ainda entregar análises bem elaboradas em pouco tempo. Para pequenas empresas (marcas não tão conhecias) é possível fazer o monitoramento completo e até incluir estudos temáticos para ampliar os planejamentos.

Há uma infinidade de conceitos e exercícios de Estatísticas que podemos aplicar no monitoramento de redes sociais. Dessa forma o estudo fica muito mais organizado. Não vou desenvolver tudo o que estou lendo aqui nesse post, pois com certeza você deve ter outras coisas para fazer e vai desistir de ler mais. Aos poucos espero compartilhar outros conceitos. E aí, vamos estudar mais?

P.S: Alguns conceitos deste post foram retirados do livro “Estatística básica”, de Sonia Vieira.  


Conheça o Livro “Redes Sociais – Estratégias de Monitoramento” (Editora Nova Terra, RJ) e adquira conhecimento sobre análise de dados de redes sociais. Pagamento no débito, crédito ou boleto. Dúvidas? Envie um comentário!  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s