“Precisamos ouvir mais as pessoas na rede”

O Head de estratégia de marca no Twitter, Pedro Porto, ressaltou a importância do monitoramento completo nas redes sociais: “As pessoas falam, mas elas não querem ouvir. Investem muito em Monitoramento de viral, mas é preciso ouvir mais as pessoas na rede”. Ele foi o palestrante do workshop realizado hoje de manhã, no Teatro do Brasília Shopping, pelo Grupo de Planejamento de Brasília.

O Twitter é uma rede de interesses e é a principal rede quando se fala em conteúdo aberto. Todo mundo sabe que quando se quer fazer mobilização nas redes o Twitaço é sempre um bom caminho. Você pode receber retweets de perfis que não fazem parte da sua rede. No Facebook isso já é mais restristo, principalmente se o seu perfil for fechado somente para amigos.

Captura de Tela 2015-02-05 às 4.10.51 PM

Pedro Porto destacou a missão do Twitter, que é ser uma rede ao vivo, pública (aberta) e própria para conversas.

Planejar sempre! O Pedro também lembrou que nós trabalhamos muito com o dia-a-dia e com campanhas, mas que esquecemos de planejar ações além disso. Citou que muitas postagens da Copa do Mundo foram planejadas. Até o machucado do Neymar, pois é previsível que alguém se machuque em uma competição. “É preciso planejar variáveis, colocar na planilha e produzir conteúdo. Um bom planejador entende de criação e de mídia”.

A história deste tweet da Coca Cola Brasil também foi apresentada. Este foi o tweet publicado duas horas depois do Brasil perder para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014:

Captura de Tela 2015-02-05 às 4.01.30 PM

O tweet havia sido planejado com dois meses de antecedência. “Entretanto pensamos que o Brasil poderia perder a Copa lutando, mas não foi isso que aconteceu”, lembrou. Com o resultado da eliminação, a equipe do Twitter Brasil, da Coca -Cola e das agências que a atendem resolveram replanejar a imagem que seria usada. Ao mesmo foi monitorado o sentimento da população. O tweet foi publicado duas horas depois do fim do jogo.

A palestra do Pedro Porto foi excelente para repensarmos o marketing digital que estamos fazendo tanto para marcas quanto para serviços. O Twitter está com uma gerência em Brasília há 6 meses e isso está possibilitando o treinamento de várias agências desde então.

O que fica de lição é aquilo que sabemos desde o começo: é preciso entender o padrão de comportamento dos usuários por meio do monitoramento de redes sociais. Infelizmente muitas marcas ainda usam o Twitter como uma TV apenas para despejar conteúdo. Hora de replanejar!!

Captura de Tela 2015-02-05 às 4.34.05 PM

Valeu Pedro!! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s