#SocialMedia O que as pessoas pensam sobre os parlamentares do DF?

Este é o post de estreia da jornalista Arielli Pereira aqui no Blog Social Media. Ela fez esta pesquisa para obter a opinião das pessoas sobre os deputados distritais durante o período eleitoral este ano. Se você também tem uma pesquisa ou artigo, pode enviar também! Confira:

A pesquisa (sobre a percepção das pessoas em relação a inserção de deputados distritais nas redes socais durante a campanha eleitoral de 2014) foi realizada por meio de uma enquete online. Teve como objetivo entender como as pessoas do Distrito Federal lidam com as inserções políticas nas redes sociais em época de campanha. A ideia da enquete online nasceu por conta do meu trabalho de conclusão de curso e ficou disponível nas redes sociais do dia 15 ao dia 25 de setembro de 2014, no Twitter e no Facebook.

No total, foram 139 pessoas que responderam ao questionário, porém 12 delas não são residentes do Distrito Federal, portanto, foram descartadas, pois o foco eram apenas eleitores do DF. Das 127 pessoas que responderam ao questionário eram, em sua maioria, jovens entre 19 a 29 anos e 58% eram mulheres e 42% homens.

Todos afirmaram utilizar as redes sociais e as três mais usadas pelos eleitores do DF foram o Facebook, Youtube e Instagram, como mostra o gráfico.

pesquisa SM

Percebe-se que 81% das pessoas se interessam por política, porém apenas 46% tem interesse em participar de práticas que influenciem na política.

Os telejornais são os meios de comunicação mais utilizados pelos eleitores para se informar sobre o processo eleitoral, ou seja, 74% dos entrevistados afirmaram fazê-lo. As redes sociais também tiveram um número significativo, porém o Facebook foi a rede social mais utilizada para que os eleitores pudessem se informar sobre este processo.

pesquisa SM2

Apenas 6% deles afirmaram que podem ser influenciados pelas redes sociais no momento de definir o seu voto.

Outro dado curioso, foi o seguinte, 83% das pessoas não se sentem incomodados com a inserção política nas redes sociais e 77% acharam úteis as campanhas onlines, porém 63% deles, mais que a metade dos participantes, afirmaram não seguir os candidatos nas redes. Portanto, é preciso rever uma forma de alcançar estes eleitores que acreditam que as campanhas eleitorais são úteis, porém não seguem candidatos.

Há uma semana do dia da votação, 52% dos entrevistados não sabiam em qual deputado distrital iriam votar. Será que faltou divulgação das redes sociais dos candidatos? Os deputados estavam preocupados com as campanhas tradicionais nas ruas? Ou isso se deu pelo fato, destes deputados serem “esquecidos”? Não se sabe ao certo, porém é válido investir nas redes sociais em época de campanha, tendo em vista que, as pessoas estão nestas redes para debater sobre diversos assuntos, inclusive política.

Foi constatado que os entrevistados estão nas redes sociais para debater e poucos são influenciados pelos candidatos a deputados distritais através das mídias sociais, apenas 6% como já foi dito anteriormente.

Em época de campanha muitos políticos, inclusive deputados distritais, não possuem recursos para realizar campanhas grandiosas, por isso é interessante possuir um público-alvo e fazer com que eles queiram aderir à campanha voluntariamente, conquistar o eleitor pelo coração.

O marketing 3.0 pretende estabelecer um relacionamento de amor com o cliente, ou seja, satisfazer as necessidades, criar aspirações e ajudar o planeta.

(Fabiano Damiati)

Ainda sobre a pesquisa, 85% das pessoas afirmaram não participar de atividades com os candidatos, portanto é valido conquistar o eleitor e ganhar ajuda voluntária durante as campanhas, assim como fez Barack Obama.

As redes sociais são essenciais em uma campanha eleitoral, as pessoas aprovam esta prática, porém, de acordo com a pesquisa, ainda não interagem com candidatos a deputados distritais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s