Existe um Modelo de Lasswell para as Redes Sociais?

Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito?

A formulação destas questões foram o famoso Modelo de Laswell. Esta teoria foi elaborada em 1930 e proposta em 1948. A ideia era formalizar o processo comunicativo.

Captura de Tela 2014-12-04 às 9.53.25 PM

Como pode uma sequência tão simples de perguntas ser uma teoria? Foi uma teoria sim e para a época foi um avanço. Contribuiu para a geração de linhas de pesquisas sobre emissores, conteúdo, mídia, audiência e efeitos. É uma teoria amplamente direcionada para o conteúdo e seus efeitos. Surgiu após a Teoria Hipodérmica.

“Harold Lasswell apresentou, em 1948, o segundo modelo do processo de comunicação que encontramos na história. É um modelo cuja a aparição pode situar-se na fase de transição entre as primeiras teorias (não científicas) sobre a comunicação social, em concreto a teoria das balas mágicas ou da agulha hipodérmica, e os primeiros estudos científicos sobre os efeitos da comunicação, como o modelo psicodinâmico de Cantril (1940) ou as teorias funcionalistas do fluxo de comunicação em duas etapas (two step) ou em etapas múltiplas (multistep)”. (SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media)

Podemos dizer que o Modelo de Lasswell está ultrapassado. Imagine esse processo descrito de conteúdo e efeitos sem se analisar o feedback após os efeitos? Afinal este é um modelo que coloca o poder do ato de comunicação apenas para quem emite e que o receptor é o único influenciado.

Hoje – com as mídias sociais – quem emite mensagens é influenciado por quem “recebe”. Os papéis não são mais fixos. Um perfil responde ao outro, que se quiser interage, muda, debate, etc. O processo é tão dinâmico que uma discussão sobre novela pode terminar em política ou religião!

Anúncios

Um comentário sobre “Existe um Modelo de Lasswell para as Redes Sociais?

  1. Roberta disse:

    Olá, fiquei curiosa com essa segunda estrutura que conecta uma comunicação utilizada na lógica de mercado à teoria de Lasswell. Estou procurando tem um tempo quem foi o teórico que fez a associação, ainda não o encontrei. Por acaso vocês sabem quem foi? Obrigada 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s