As eleições e a agenda setting

Este é meu novo post no blog da Seekr:

Sabe quando passam os programas eleitores ou os debates e todo mundo só fala disso nas redes sociais? Isso lembra o que uma teoria bem antiga que avalia como as pessoas reagem aos mass media.

A agenda setting avalia sobre o que os mass media fazem o público pensar. Isso inclui os temas que se tornarão importantes para os debates entre o público. Mais uma vez peço que relembre daqueles dias em que a timeline (do Twitter ou Facebook) fica “monotemática”. Alguns até reclamam porque as pessoas não falam de outra coisa.

Isso não é só uma questão restrita ao público nas redes sociais. Da mesma forma os programas de TV mantém o tema “do dia” e em todas as emissoras não vemos outra coisa. Aqui citei como exemplo as eleições, mas isso se abrange para muitas outras áreas.

Esse efeito só não é totalmente medido pela teoria da agenda setting porque para ela as relações interpessoais não são geradoras de temas. Um erro. Afinal quantas mobilizações do público nas redes sociais já não ganharam grandes repercussões na mídia tradicional?

Nos últimos meses estamos vendo uma mistura disso. Algumas pessoas – fortemente influenciadas pelos programas eleitorais de seus candidatos – usam a temática do dia para iniciar debates nas redes sociais. Entretanto também podemos ver nos programas algumas mudanças após críticas nas redes sociais (visto que hoje todas as equipes de campanha possuem monitoramento constante de seu trabalho na web).

Para colocar isso à prova basta fazer um simples monitoramento depois de um debate: ver o que foi destaque pela TV e o que mais repercutiu nas conversas nas redes sociais. Vamos testar isso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s