Eleições 2014- Últimas mobilizações online

Hoje, no fim da tarde, acompanhei o twitaço das duas equipes de campanha: #Aécio45PeloBrasil e #13rasilTodoComDilma.

Estes graphos representam mais de 800 tweets sobre o #Aécio45PeloBrasil. Os principais ativadores são o Pastor Malafaia e o perfil Coronel do Blog. A integração é parcial, visto que só alguns se mencionam diretamente (cor azul). Muitos apenas estão se retweetando.

Captura de Tela 2014-10-23 às 7.10.11 PM

As palavras mais citadas são: pelobrasil, #aecio, aécio e dilma.

Captura de Tela 2014-10-23 às 7.13.06 PM

Com mais de 800 tweets podemos ver a grande mobilização pró Dilma. O principal ativador é o perfil oficial de campanha, o “Muda Mais”, seguido do perfil da candidata. Há poucos grupos isolados. A maioria está bem integrada com menções e retweets. Há muitos perfis de militantes da campanha.

Captura de Tela 2014-10-23 às 6.57.46 PM

As palavras mais citadas são: a hashtag #13rasilTodoComDilma, Dilma e Aécio.

Captura de Tela 2014-10-23 às 7.02.25 PM

As mobilizações eleitorais já foram analisadas por muitos pesquisadores conforme a teoria do modelo Two-step-flow (Teoria dos efeitos limitados ou teoria empírica de campo). Já nas décadas de 1940 e 1950 foram feitos estudos sobre a recepção das mídias “de massa” (rádio e jornais). De acordo com Paul Lazarsfeld e E. Katz, o conteúdo divulgado pelos meios de comunicação – para ter efeito na população – depende dos líderes de opinião. Estes são importantes atores em seus locais de influência. Os efeitos são proporcionalmente ligados à credibilidade dos líderes.

Alguma semelhança com o que acontece na web também? Tudo é meio de comunicação, então também está propício à esse tipo de mobilização. A diferença é que antes os líderes de opinião atuavam somente no meio offline. Agora, a garantia do sucesso, assim como a teoria previa, dependerá da credibilidade dos líderes de opinião escolhidos. O que você acha?

Anúncios

Um comentário sobre “Eleições 2014- Últimas mobilizações online

  1. Grazi disse:

    Condordo, excelente analise, acho muito interessante trabalhar com graphos. Precisa haver um líder, uma autoridade para a informação ganhe relevância. Mas acho que em épocas de internet podem surgir novos atores que se tornam autoridade no assunto, ou seja, não é mais só o jornalista ou o meio de comunicação que faz a opinião pública.
    Beijos e parabéns 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s