Fácil de acessar para quem?

Como faz diferença quando conseguimos acessar um site e encontrar rápido o que queremos. Certo? O livro “Usabilidade na web”, de Jakob Nielsen e Hoa Loranger, tem muitas dicas para isso!

Eles fizeram uma excelente análise comparando a web há 20 anos e como ela é hoje. Elaborar projetos sobre a usabilidade de um site depende de algumas variáveis. Exemplo: velocidade da internet naquela época.

Além disso são apresentadas análises dos sites da Nestlé, Burger King e outros. Foram testados 69 usuários (!). Eles não fizeram testes com pessoas da área de Marketing e Tecnologia. É importante você lembrar disso na hora de fazer seu projeto também. Quem já trabalha nessa área está com vícios do mercado e poderá não ajudar a identificar possíveis problemas em um site.

A usabilidade funciona porque ela revela como o mundo funciona. Depois de descobrir como as pessoas interagem com seu projeto, você pode torná-lo melhor que o do seu concorrente.

Métodos:

  1. Usuários testados separadamente;
  2. O usuário é convidado a “pensar em voz alta” para que um moderador possa entender o motivo de suas escolhas; 
  3. Gravação de vídeo do monitor e do usuário;

Outra excelente dica do livro é fazer uma lista para que os usuários possam encontrar no site que será analisado. Exemplo:

  • Visitar o site da loja XYZ e descobrir valores das taxas de frete;
  • Acessar o site do Governo Estadual YXW e encontrar dados do orçamento anual;

Usabilidade na web

Ficou curiosa (o) por mais dicas? Recomendo este livro para todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s