Ainda existe Real time no Feed de Notícias do Facebook?

Compartilho com vocês este meu artigo que foi publicado no site do Scup:

Nas últimas semanas percebemos uma mudança no Feed do Facebook e isso irritou alguns usuários. Alguns até decidiram voltar ao Twitter, pois esse delay no Feed do Facebook ficou mais perceptível no início da Copa do Mundo 2014. Alguns posts sobre os lances do jogo só apareciam no Feed depois depois de 24 horas.

 

Em junho, houve um “apagão” no real time da rede. Depois foi divulgado que o Facebook realizou um teste emocional em parceria com as universidades Comell e Califórnia, de São Franscisco. Foi concluído que quanto mais os usuários eram expostos aos posts negativos dos outros mais publicavam posts negativos também.

 

A pesquisa deixou um ar de desconfiança nos usuários, mas afinal todos assinaram um termo de adesão ao entrar no Facebook. É o “público” dentro de “uma empresa privada”.

 

O teste realizado foi questionado por vários usuários nas redes. Enquanto isso os memes profileraram no Twitter e o aumento de interações lá foi bastante ressaltado. Como por exemplo, podemos citar o jogo entre Brasil e Chile, no qual foram publicados 1.525.850 tweets sobre Neymar.

 

Teste simples

Ontem (10/07/2014) fiz o seguinte post em meu perfil do Facebook:

 

“Vamos testar o tempo real do #Facebook. Fiz este post no dia 10 de julho, às 9h04. Por favor, responda nos comentários que horas (ou que dia) ele apareceu no Feed do seu Facebook?”

Captura de Tela 2014-08-18 às 1.03.29 AM

Foram 82 comentários. Curiosamente as pessoas que comentaram nos primeiros minutos após a publicação do post são aquelas com quem eu mais tenho interação nas redes. Entretanto isso não foi uma regra, pois pessoas com quem eu não “falo” há mais de um ano também comentaram. Isso quer dizer que aquela regra de que só aparecerem no seu Feed aqueles perfis com os quais você mantém algum tipo de interação não é tão certa.

 

Depois disso as pessoas com quem eu mais tenho interação voltaram a ter o post em seu Feed e também comentaram. Isso voltou a acontecer depois de duas horas da publicação original. A última vez que ele foi visto no Feed de algum contato meu foi depois de 16 horas.

 

Isso foi apenas um teste simples no perfil com a ajuda do Alexandre Jerônimo Holanda. Cada um pode fazer nas suas redes para ver como está o seu “real time”. O colega Luiz Eduardo Leal lá do Amazonas também fez a sua pesquisa. Faça você também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s