Feminismo e Redes Sociais

As redes sociais contribuíram para que as mulheres pudessem ter mais acesso às informações e impulsionar troca de ideias que antes lhes eram impedidas. Grupos no Facebook, WhatsApps ou Google Groups debatem seus direitos, criam novas redes de contatos e aos poucos extrapolam impedimentos tradicionais do mundo offline. E o motivo desses impedimentos?

Simone de Beauvoir já destacava que “a emancipação da mulher esteve sempre ligada à emancipação social. Na América, no século XIX, houve um movimento contra segregação social. Se uma mulher é despolitizada, ela também influência o homem que por consequência ficaria despolitizado”.

Sabiamente, ela já dizia que “a verdadeira política não é o boletim de voto”. Se não se tem vida social, não se vive a verdadeira participação social. Isso se vive “na participação dos sindicatos, em grupos, pelo trabalho”.

Também incluiria aí os novos grupos que se formaram por meio das mobilizações organizadas com apoio das redes sociais. Essa emancipação feminina começou a ser debatida há tanto tempo, mas o assunto ainda é um tabu.

Apesar de manifestações, filmes e novelas sobre o assunto, quando a questão é dentro da sua própria família, alguns indivíduos negam diálogo. É mais fácil ser uma mulher sem argumentos e que aceita as determinações, principalmente, àquelas que não lhe favorecem.

Simone de Beauvoir viveu isso e as gerações depois dela também. A mudança poderá demorar muito, pois nosso mundo vive em “tempos” diferentes de acordo com a cultura de seus países. Não é um pessimismo. Uma constatação.

Espero que mais movimentos de luta pela emancipação das mulheres possam nascer e que os antigos sejam fortalecidos. Que todos saibam usar a força das redes sociais. Que façam dela mais uma ferramenta para promover o debate contra aqueles que querem o silêncio!

No passado as ferramentas eram os livros. Hoje temos nossos smartphones, tablets e notebooks para organizar toda essa história que crescerá juntos com as redes sociais!!

Registro da visita que fiz este ano ao túmulo de Beauvoir et Sarte, en Montparnasse, Paris:

20140719-163704.jpg

Allez!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s