A História das Redes Sociais

O meu artigo deste mês no site do Scup foi sobre a História das Redes Sociais. Nos últimos anos venho organizando vários artigos sobre o assunto para minhas pesquisas acadêmicas. Com isso resolvi fazer um resumo e apresentá-lo. Acredito que poderá ajudar outras pessoas que também estejam nesta mesma caminhada. Confira:

Historia das redes sociais

Uma história tão recente que nós mesmos vamos escrevendo a cada dia! Há um excelente artigo sobre isso que foi publicado no Journal of Computer-Mediated Communication, em 2007, o “Social Network Sites: Definition, History and Scholarship”.

Segundo o estudo, a primeira rede social foi o Six Degrees. Ela surgiu em 1997. Neste caso, eles ignoram o “Classmates”, que para alguns é considerada a primeira rede na web. Pode-se perceber que houve um tempo com poucas redes sociais – de 1997 a 2002. Entretanto, nessa época já vemos que o Fotolog existia.

Aos poucos a nossa história digital foi mudando. Mais pessoas com acesso aos computadores com internet e, por consequência, mais jovens talentos para criar sistemas. Depois de 2003 esse fenômeno de criação não parou mais!

Podemos destacar como o início do “boom” na Revolução das Redes Sociais. Assim são criados: Linkedin, Last.FM, Couchsurfing, Youtube, Ning, MySpace, Orkut, Flickr, Facebook, Twitter e outros.

O que fazer com o conteúdo publicado nessas redes?

O conteúdo publicado nas comunidades do Orkut está perdido? Eis o primeiro questionamento que vos faço. Afinal foram tantos debates nessa rede.

Uso como exemplo o Orkut, pois acredito que no Brasil ele é a nossa “biblioteca das redes sociais” de 2004 a 2010 pelo menos. Quer analisar o público dessa época sobre determinado tema? Só fazer uma pesquisa nas comunidades.

Esse questionamento é importante principalmente para as pessoas que acreditam somente no Monitoramento do atual momento. Se o objetivo é traçar um perfil, ver a evolução, é essencial pesquisar o que foi feito no Orkut.

A proliferação de novas redes não terá fim. Será apenas acentuada ou não devido ao plano de negócios de cada uma. Afinal todas são empresas.

O que vai ficar é a história da nossa evolução do relacionamento digital: a forma como começamos um diálogo em 2001 – “Oi, quer tc”; a forma como são despejadas críticas, desabafos pessoais e mobilizações sociais nas redes de hoje.

Com o tempo será impossível ignorar a importância dos primeiros debates nas redes que formaram a nossa história. Qual sua opinião sobre isso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s