Mídias Sociais da Prefeitura de Paris

Na última quinta-feira, 16 de maio, participei de uma reunião com a equipe de Mídias Sociais da Prefeitura de Paris. O tema foi aplicativos móveis para Paris. Excelente!

Captura de Tela 2014-03-29 às 10.23.26 PM

Publiquei um artigo no site do Scup contando detalhes desta reunião: 

Você tem ideias de novos aplicativos móveis para melhorar a vida do parisiense? Foi respondendo a  esta pergunta que  fiz um planejamento rápido de app para apresentar à equipe de mídias sociais da Prefeitura de Paris. A reunião foi realizada no dia 16 de maio, no Hôtel de Ville, em Paris.

Captura de Tela 2014-03-29 às 10.23.35 PM

Essa foi uma ótima oportunidade para trocar experiências, visto que mais pessoas participaram desse processo também. A primeira fase da reunião era para explicarmos quais os aplicativos nós mais usávamos na cidade. A maioria das respostas foi Facebook, Twitter e Gmail. A geolocalização também foi citada como fator primordial.

Gostei dessa iniciativa da Prefeitura de Paris. Afinal, estávamos em uma sala da comunicação interna fazendo planejamento de possíveis aplicativos para melhorar o cotidiano do morador de Paris. Eu estava na cidade fazendo turismo, mas não podia deixar de acrescentar e trocar ideias. Foi muito bom!

O debate continuou. O tema foi “Paris e a internet”. A cidade tem uma boa conexão de internet. Eu só tinha acesso por wi-fi e ainda sim puder perceber que a velocidade era boa. A única coisa que ainda tem que melhorar são os pontos de wi-fis públicos, pois são poucos.

App para pagamento de bilhetes de metrô

O tema mais comentado da reunião foi transporte. Surgiram várias ideias de apps. O meu planejamento também foi nessa linha.

Tive a ideia de um aplicativo no qual as pessoas pudessem pagar os bilhetes de metrô sem precisar imprimi-los e que no metrô houvesse um sistema para escanear do celular essa quantidade de créditos servindo como passe de entrada. Dessa forma não seria mais preciso comprar bilhetes de papel na máquina. Seria algo mais sustentável.

Além de escrever, também solicitaram que a ideia fosse desenhada no papel. Assim terminou a minha primeira experiência de mídias sociais fora do Brasil. Foi excelente conhecer a equipe encarregada desse trabalho em Paris e poder ver parte do seu processo de criação. Minha ideia ficou lá. Não sei se será aplicada, mas foi bom planejá-la para uma cidade tão bem estruturada.

Canais da Prefeitura nas redes sociais

A Prefeitura da capital francesa possui cinco perfis oficiais nas redes sociais, que são bem atualizados. Possui TwitterFacebookInstagramPinterest Foursquare.

Eles realizam ações freqüentemente. No mês de abril fizeram o “Un jour de Tweets à Paris”, no qual as pessoas tinham que usar a hashtag #jdtap e enviar mensagens para celebrar a cidade. Eles montaram um espaço em uma praça onde eram declamados alguns tweets em tempo real.

Paris me surpreendeu por essa boa recepção para novas ideias de franceses e estrangeiros também. Ao ouvi-los é possível desenvolver projetos que realmente possam melhorar a vida dos moradores de Paris. Au revoir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s