Entre o planejamento e o mercado, fique com o mercado

“Entre o planejamento e o mercado, fique com o mercado”, parafraseou o CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, durante palestra no Brazillian Applications Seminar (Brapps) hoje. A frase original, “entre o mapa e o terreno, fique com o terreno”, é lema do exército canadense para que, em meio a situações de guerra e calamidades, os soldados se atenham ao que estão vendo e não ao que supõe o mapa.

É um lema interessante e bate de frente com muito dos conceitos aprendidos nas escolas de makerting, comunicação e administração. O foco na academia está sempre voltado para o planejamento estratégico, o estudo, a análise, a antecipação aos fatos. Isso é muito bom, vem dado certo. Mas, até quando?

Me senti provocada pela fala de Gustavo. Agora, que estou fazendo uma pós-graduação em Gestão e Marketing Digital e tendo mais contato com estes conceitos, a afirmação dele veio como um choque de teoria e prática.

Não devemos descartar o planejamento, mas se prender a ele como se fosse uma verdade única e definitiva é um erro cometido por muitos dos novos empreendedores hoje. O mercado está em constante evolução, o novo negócio está sujeito a mudanças e precisa estar consciente disso. Seguir o planejamento à risca não é aconselhável, alertou o dono de um grupo de start-ups milhonárias.

Brapps – o evento, realizado pela primeira vez, começou hoje (25) e segue até sábado (26), em Brasília. É o maior evento de conteúdo mobile da América Latina. De acordo com seus organizadores, a proposta é que se repita anualmetne. Comunicadores, empreendedores, desenvolvedores, líderes de mercado estão no público-alvo.

Jéssica Macêdo
É jornalista e pós-graduanda em Gestão e Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s