Facebook Brasil – #MediaOn2011

Hoje, eu acompanhei a palestra do Gerente do Facebook no Brasil, Ricardo Sangion, no Seminário Internacional de Jornalismo On-line (MediaOn 2011). Ele está sendo realizado até amanhã no Itaú Cultural, na Avenida Paulista. Gostei demais, pois o Ricardo esclareceu várias dúvidas técnicas sobre o Facebook e ainda deu várias dicas!

Eu perguntei dele qual o critério de seleção do Facebook para escolher pessoas que aparecem quando digitamos uma letra na “Busca”. Ele respondeu que não sabia, que poderia ser uma escolha aleatória, mas não tinha certeza. As outras pessoas da plateia também gostaram dessa pergunta porque acredito que todo mundo já se perguntou quem eram certos seres e porque eles apareciam ali. É seu caso também?

Então, eu também perguntei ao Ricardo sobre os planos do Facebook para melhorar a interação Fan Page – Usuário. Hoje não podemos, por exemplo, enviar mensagem privada de uma Fan Page para um usuário. Ele disse que mudanças com relação a isso e outras coisas estão previstas para breve. Vamos aguardar né?

Outra pessoa também questionou ao Ricardo sobre a permissão para ter mais aplicativos no perfil. Ele disse que isso não está nos planos do Facebook e nem está no projeto Timeline. A maioria dos aplicativos deverão ser permitidos somente para Fan Pages mesmo.

Curiosidade: Mais de 20 mil perfis, no Facebook, são deletados todo dia, principalmente de marcas que deveriam ter Fan Pages. Já pensou nisso? Não custa avisar: marca/empresa/personalidade…todos devem ter Fan Page.  Nada de criar o perfil “Administradores da XYZ” para administrar a Fan Page também, pois segundo o Ricardo ele será considerado falso e deletado um dia!

Você já questionou “cadê o botão não curti?”. Então, o Ricardo também respondeu essa dúvida. Disse bem resumidamente: o Facebook não vai criar este botão porque afinal ninguém vai compartilhar aqui que não gosta. O que você acha disso?

Este foi um vídeo que eu fiz do evento (humilde, amador e sem edição Ok?):

No final ainda perguntei ao Ricardo se já poderia agendar visita ao escritório do Facebook em São Paulo. Ele respondeu que não e que isso poderá ser permitido no próximo ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s