Segmentando os Stakeholders

Você sabe qual a importância de segmentar os stakeholders?

Tudo começa com o planejamento. Como você pretende atingir seu público alvo? Pois é… para fazer isso de forma organizada você precisa saber quem é o público e especificar por meio de categorias. Acredite, assim o planejamento vai ficar bem “redondinho” e você não vai ter surpresas no final da sua campanha.

Na última semana, participei do curso do professor da FGV, Nino Carvalho. Ele enfatizou bastante o quanto precisamos segmentar bem que são os nossos stakeholders. Vou compartilhar aqui algumas dicas sobre isso e dessa forma quem sabe posso ajudar algum analista ou planner:

  • Identificar os stakeholders;
  • Especificar os critérios que os stakeholders usam para avaliar a performace da organização;
  • Analisar o desempenho da organização quanto a esses critérios;
  • Discutir como os stakeholders influenciam a organização;
  • Discutir o que a empresa precisa para cada grupo;
  • Ordenar os stakeholders pela sua importância;

Quer um exemplo?

Se você faz campanhas para uma loja de perfumes, que são os stakeholders? Os proprietários da marca, gerência e consumidores. PONTO. Só isso? Nãooo. Aqui nós especificamos bem galera! As marcas de perfume são segmentadas né? Então pode começar:  jovens interessados em esportes, crianças…

Quanto mais você especificar, melhor será seu planejamento. Depois disso você vai avaliar o nível de interesse e o poder desses stakeholders.

Será que no caso da loja de perfumes quem mais influencia nos planejamentos são os donos da marca ou os consumidores?

Para refletir…

😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s