Ipra

O segundo dia do  XIX Public Relations World Congress (IPRA) apresentou uma novidade para mim, a análise de comunicação denominada FODA! Isso mesmo e eu não estou exagerando.

“Foda: fortalezas, oportunidades, debilidades y amenanzas”. Em resumo: É uma análise de comunicação sobre planejamento estratégico. Explica como deve ser feito o diagnóstico do produto para poder se estabelecer metas.

Não vou mentir que fiquei surpresa ao ler que o palestrante havia recomendado a “Foda” para o planejamento estratégico. Tudo bem que a transmissão era em espanhol e por isso eu dei um desconto. 😉

RP de fato

Outro destaque foi o palestrante James Grunig , pois ele afirmou que os profissionais de RP tomam as principais decisões nas empresas. Entretanto isso ainda não é realidade em todo o Brasil, onde o RP é mais direcionado para a organização de eventos (com exceções claro!).

Grunig também disso que as mídias sociais mudaram a forma de ver o RP. Isso eu concordo mesmo! Se, no Brasil, a Federação de RP fizesse uma mobilização para a inclusão dos profissionais na área de Social Media, com certeza eles dariam um show, pois o que nós fazemos é RP Digital afinal! 😉 Exatamente isso que você leu: se eu faço Social Media eu faço RP Digital!

Outra frase bacana do Grunig é que “problemas bem administrados se transformam em relacionamento e mal administrados se transformam em crises”. Bazzinga!! Don’t forget!

Finalmente Grunig também destaca que o trabalho nas mídias sociais aproxima bastante o RP do profissional de marketing. Concordo também colega! 😉

Foto: Ipra Congress

Outras informações dos palestrantes no evento de hoje:

* Nos EUA, um jornalista que trabalha também em um veículo de comunicação não pode ser Relações Públicas também;

* Nos países emergentes, a população é muito participa nas redes sociais, pois utiliza smartphones para se manter conectada;

*A imprensa é um stakeholder importante para que o processo de comunicação seja completo. (Bonito isso né!Emocinei-me quando li isso)

*Hernán Laranza (gerente da Coca-cola no Peru) afirma que a simpatia das pessoas pela marca não é só imagem, é também concretizada quando abrem um lata e ficam felizes. “Felicidad es conectar”;

Fotos do Ipra AQUI.

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4 comentários sobre “Ipra

  1. Renata disse:

    Oi Ana! Adorei o post. Gostaria muito de ter estado presente nesse evento. Curso RP na UERJ e estou para me formar. Seria possível tirar algumas dúvidas a respeito desse assunto com vc. Vi seu perfil no orkut, procurei algum e-mail e não encontrei. =/

    Bjos!!

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  2. Cleamy Albuquerque disse:

    Ana!

    Fiquei muito feliz com este teu post, com teu encantamento e descobertas. Contagiante! Obrigada pelo resumo do evento. Mais uma grande sacada tua, FOFA*!

    bjos!

    Cleamy!

    *fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças. É assim que os profissionais de relações públicas (e de planejamento em geral) brasileiros chamam essa análise 😉

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